MONOGRAFIAS:
A LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL
NO ENSINO MÉDIO EM APODI
ANTONIA ADRIANA SENA VIANA
O trabalho conterá uma análise sobre a leitura nas
aulas de espanhol no ensino médio Apodi, na Escola Estadual Professor Antonio
Dantas. Para esta análise nos baseamos em diversos autores como,
Sole,2008. Lopes,1999. Estes autores
citam várias estratégias para se trabalhar a leitura. Temos como objetivo geral
analisar como a leitura é trabalhada nas aulas de espanhol no ensino médio das
escolas públicas de Apodi. Como objetivos específicos, verificar como a
competência de leitura é explorada nas aulas de espanhol, e descrever que
concepção os professores do ensino médio de Apodi têm sobre o uso da leitura.
Para alcançar os nossos objetivos fomos a escola citada coletar dados que são
as aulas que assistimos, uma entrevista que realizamos com o professor e uma
amostra de atividade fornecida por ele. Todos esses dados são o corpus da nossa pesquisa. Depois fizemos
uma análise entre a prática e a teoria do professor, para ver ser realmente a
leitura é trabalhada nas aulas de espanhol no ensino médio. Depois destas
análises, concluímos que a leitura não é trabalhada nas aulas de espanhol no
ensino médio, mesmo o professor tendo todo o conhecimento da importância dela.
PALAVRAS CHAVES: Leitura. Língua espanhola. Ensino médio.
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ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO
DO PRETÉRITO INDEFINIDO PELOS ESTUDANTES DE LETRAS-ESPANHOL DO NAESA.
ANAILDE MARIA
GOMES
O
ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira tem sido um desafio
para o aprendiz brasileiro devido a grande influência da sua língua materna. A
Linguística Aplicada é uma disciplina que tem como objetivo principal tentar
solucionar os problemas que surgem entre esses aprendizes, detectando os erros e
os contrastes linguísticos existentes entre a língua materna (LM) e a língua
estrangeira, (LE). Depois de Corder (1967) os erros são vistos não mais como
indicadores do fracasso dos aprendizes, e sim como indicadores dos estágios de
aprendizagem que os aprendizes passam, o qual é inevitável neste processo, ou
seja, o erro é valorizado como passo positivo, para chegar à língua meta. No
entanto, diferentes visões sobre o erro podem ser observadas na Linguística
Contrastiva e seus modelos de análise linguística: a Análise Contrastiva, a
Análise de Erros e a Teoria da Interlíngua.
Nosso objetivo nesta pesquisa é analisar a aquisição do pretérito
indefinido e as interferências que causam a LM no processo de ensino/aprendizagem
de estudantes apodienses de espanhol. Para tanto foi realizado uma pesquisa
quali-quantitativa descritiva e usamos como instrumento de pesquisa uma
atividade onde os aprendizes completaram frases usando o pretérito indefinido.
Os resultados mostram que a LM do aprendiz segue influenciando negativamente no
estagio avançado de aprendizagem, no entanto, a maioria dos erros encontrados
são intralinguais, ou seja, resultados da interferência da própria LE
Palavras-chave: Análise Contrastiva, Erros,
Análise de Erros e Interlíngua
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O
ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM INFORMAL: O USO DE FILMES COMO RECURSO
DIDÁTICO
FRANCISCO
JANDESBERG DE SOUSA MAIA
A linguagem humana é composta por um processo
dinâmico e diversificado, contudo o ensino de línguas muitas vezes se limita
apenas ao estudo aprofundado do aspecto formal. Este trabalho pretende
demonstrar a importância de se incluir a linguagem informal no processo de
ensino-aprendizagem de E/LE por meio do filme Kika de Pedro Almodóvar. Isso
pode ajudar no desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes
brasileiros. Essa investigação surgiu após constatarmos que os alunos utilizam
mais a linguagem informal nas suas relações interpessoais do que a modalidade
formal. Nesse sentido, objetivamos verificar de que forma os filmes podem
auxiliar o processo de aprendizagem linguagem coloquial de E/LE e averiguar se
estes também podem ser utilizados como um recurso didático. Ainda objetivamos
demonstrar a aplicabilidade didática desse material em sala de aula e avaliar
se há ou não o aprimoramento da competência comunicativa de estudantes
brasileiros, depois de realizarmos uma série de atividades com o filme
trabalhado em sala. Nossa pesquisa se baseia em um estudo qualitativo, de
caráter descritivo. Os resultados aqui logrados se referem ao nosso grupo
informante, os alunos do 4º período do curso de Letras, Língua Espanhola da
Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Apodi. Os
resultados obtidos demonstram que os filmes podem ser muito uteis para o ensino
de espanhol e contribui satisfatoriamente no desempenho da competência
comunicativa dos discentes nessa língua. Tivermos como base teórica para a
elaboração desse trabalho Hymes (1972), Corpas Viñals (2004) entre outros.
PALAVRAS-CHAVES:
Processo. Linguagem informal. Filmes. Competência Comunicativa.
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A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA
DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UERN
WENDELL CRISTIANO DA COSTA MORAIS
Este trabalho aborda em linguagem simples e objetiva, a leitura como ferramenta
para aprendizagem da língua espanhola, sendo desenvolvida a partir de uma
pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, no qual realizamos a leitura de
vários livros para a fundamentação teórica do nosso trabalho. Assim, utilizamos
como suporte teórico a pesquisa autores como Brasil (2002), Freire (1997), Sedycias (2005), Vargas
(2000), Colomer (2002), entre outros. Nesse sentido, o nosso
objetivo é estudar as
contribuições da leitura como ferramenta fundamental para aprender o idioma
Espanhol e ainda sistematizar concepções teóricas sobre a leitura e o seu papel
na aprendizagem da língua espanhola, e apresentar concepções de autores sobre a
importância da leitura para a vida acadêmica do estudante da língua espanhola do curso de Letras-Espanhol da Universidade
Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Dessa
forma, consideramos a leitura
como sendo um ato de sabedoria, intrínseco ao conhecimento, aprendizado
linguístico e poder, além de ser uma imprescindível ferramenta para o
ensino-aprendizagem de uma língua. Nessa perspectiva, concluímos que este
trabalho é ideal para os amantes da leitura e estudantes da língua espanhola,
visto que, reafirmamos o ato de ler como sendo uma atividade de sábios e o
caminho para conhecer novas culturas.
Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem.
Língua Espanhola.
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A
LITERATURA NO CINEMA: ANÁLISE DO PERSONAGEM DOM QUIXOTE DE LA MANCHA NO LIVRO E
NO FILME
ANÊZIA
CLAUDENIA DE LIMA ALVES MAIA
Dom Quixote uma
história de uma complexidade surpreendente, um ser fictício que nos despertou a
curiosidade de saber um pouco mais sobre esse misterioso personagem, com o
objetivo de fazer uma análise deste personagem para responder as questões que
se apresentou no decorrer desta pesquisa, que é exclusivamente descritiva,
elaboramos nosso trabalho com elementos bibliográficos. Com isso nos veio às
seguintes questões: qual a mensagem que Cervantes propôs quando criou esse
personagem? O que tinha de real nas suas façanhas? O que o fez ser o cavaleiro
da triste figura? Motivados por destas perguntas
que vem do estigma do personagem ser visto por muitos como um ser visivelmente
atormentado, desenvolvemos nosso trabalho analisando o estado psicológico do
personagem. O segundo objetivo é descrever as principais concepções da tradução
intersemiótica. Conseqüentemente despertamos o interesse é conhecer as bases
desta tradução para comparar se ela repassou as informações contidas no livro
Dom Quixote para a sua transmutação. Estudamos os autores como Júli Plaza
(2003) para os estudos da intersemiótica e os autores Braith (2002) e Candido
(1999) e o filme El Quijote de Emiliano Pietra e Manuel Gutierrez Aragon( 1992).
Concluímos que esta pesquisa irá contribuir para que outros trabalhos venham se
aperfeiçoar nas pesquisas sobre personagem e a intersemiótica.
PALAVRAS-CHAVES: Personagem.
Intersemiótica, Análise, Pesquisa
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SLIDES:
Dia 06/20/2014
SLIDES:
Dia 06/20/2014
Palestra 1: Ensino de Língua via gêneros discursivos
Palestrante: Lucas Vinicio de Carvalho Maciel
Palestra 2: Análise multimodal crítica no ensino-aprendizagem de línguas.
Palestrante: José Roberto Alves Barbosa.
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SLIDES:
Dia 07/20/2014
Para ter acesso aos slides clicar AQUI.
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SLIDES:
Dia 07/20/2014
Palestra
1: A inserção do texto literário em aulas e E/LE
Palestrante: Profª Marta Jussara Frutuoso
da SilvaPara ter acesso aos slides clicar AQUI.
Palestra
2: Literatura e ensino de espanhol: contribuições para a formação de leitores
no ensino médio
Palestrante: Profª Jozadaque Pereira
da Cunha. Para ter acesso aos slides clicar AQUI.
O evento foi maravilhoso, contribuiu bastante para a nossa aprendizagem, os temas apresentados parece que foram pensados e enviados a nós. Que venham outros, o núcleo de Apodi está de parabéns, e nós estudantes, privilegiados!
ResponderExcluirParabéns Regiane Cabral!