II SIMPLE

Abaixo segue as monografias que foram apresentadas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi da UERN durante o  II SIMPLE realizado nos dias 12,13 e 15 de agosto de 2013. 



A avaliação da produção oral dos alunos de espanhol como língua estrangeira no NEEL
Silas Soares da Silva

O presente trabalho pretende analisar como se dá o processo de avaliação da produção oral nas aulas de língua espanhola do NEEL e descrever os instrumentos e critérios usados pelos professores de espanhol no momento do processo avaliativo.
(Monografia completa, CLIQUE AQUI)

Transmutação da obra de amor y de sombra para o cinema: análise da personagem Irene Beltrán
Maria de Lourdes Moura Silva

Neste trabalho abordamos o processo de transmutação intersemiótica da obra De Amor y de Sombra da autora chilena Isabel Allende para o cinema através da produção fílmica de Of Love and Shadows dirigida por Betty Kaplan em 1994. A ótica girou em torno da identificação das estratégias intersemióticas utilizadas pela diretora Betty Kaplan na construção da personagem protagonista Irene Beltrán, ou seja, observamos como a personagem do mundo das palavras se converteu em imagens e foi reescrita na linguagem cinematográfica.


A transferência pragmática e competência pragmática em aulas de ELE do curso de graduação em espanhol da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN
Emanuela Azevedo Costa

Esta pesquisa tem como objetivo principal, medir o nível de conhecimento pragmático dos alunos da graduação do 8° período do ano de 2013, que cursaram sua habilitação em língua espanhola na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esta monografia apresenta as definições de pragmática, Análise contrastiva, entre outras teorias que abarcam nossa pesquisa.


Reflexões acerca do fenômeno fraseológico: contribuições teóricas para o ensino da fraseologia espanhola

Maria Evânia Pinheiro de Albuquerque

Nossa pesquisa surgiu das inquietações que nos despertaram as reuniões do PIBIC/UERN 2011-2012, onde começamos a estudar os fraseologismos. Assim, pois, ao longo deste trabalho, buscamos soluções para os seguintes questionamentos: a) Quais os principais desafios teóricos e práticos dos estudos fraseológicos para o ensino de espanhol como língua estrangeira? e b) Quais os principais estudos teóricos e práticos atualmente realizados na Espanha acerca do fenômeno fraseológico? Para buscar solucioná-las, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos textos de Julio Casares (1969), Ruiz Gurillo (1997) e Corpas Pastor (1996).


Um panorama descritivo da situação atual de ensino de língua espanhola na cidade de Mossoró
Leidiane Maria de Moura


Nesta pesquisa, inquietos com a realidade do ensino do Espanhol, determinado por Lei Federal, há quase oito anos, decidimos investigar dentro do município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, junto às escolas de ensino médio regular, a situação desse idioma estrangeiro nessas instituições de ensino.


As variações linguísticas do castelhano e sua apresentação no material didático síntesis: curso de lengua española
Adeny Vieira de Lira

Em cada comunidade de fala ocorre o uso de formas linguísticas variadas. Todas as línguas sofrem transformações, isto é, não existe nenhuma sociedade na qual todos falem da mesma forma. Dependendo da situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma mesma língua. Assim, o objetivo geral desta pesquisa é fazer uma análise das diferentes variações existentes nos três livros didáticos da coleção Síntesis. Como metodologia, fizemos um estudo bibliográfico baseado principalmente em Muñoz (2005), Puértola (2001), Gispert (1998), Mollica (2004), Bagno (2004), Alkmim (2001), entre outros; neles encontramos algumas referências em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, livros, pesquisas, monografias, teses etc.


O Ensino da Língua Espanhola na Terceira Idade: Motivação e Aprendizado no IFRN Campus Mossoró.
Maria Lorena do Nascimento Soares

O presente estudo tem como objetivo investigar se ocorrem mudanças comportamentais e emocionais na vida do idoso participante do Projeto de Extensão “O ensino da língua espanhola na terceira idade: ensino, qualidade de vida e inserção social” desenvolvido através do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Línguas - NUPEL do IFRN-Campus Mossoró e quais seriam essas mudanças.


O feminino em Neruda: uma análise da sensualidade na poesia nerudiana
Rozilene Ferreira da Costa

Nossa pesquisa tem como objetivos verificar como se constrói a imagem sensual feminina na obra nerudiana, bem como identificar os recursos estilísticos que o poeta usava para fomentar a sensualidade na mulher em suas poesias. O ponto crucial é comparar a sensualidade construída nas poesias pertencentes à sua primeira fase (neorromântica) e à última (intimista) e assim, apresentar a importância do sensual feminino para a sua obra poética.


O voo do condor dourado: o surrealismo em Trilce, de César Vallejo
Wagner Basílio Silveira Dantas de Morais
Este presente trabalho é uma análise da presença ou não do Surrealismo na obra Trilce, de César Vallejo. Para compor o corpus de nossas análises, selecionamos seis poemas deste livro, já que este possui setenta e sete no total, e não haveria tempo viável para analisá-lo por inteiro. Baseado nisso, fizemos uma análise seguindo os critérios que mais se adequavam ao tipo de pesquisa que estávamos realizando, estabelecemos ainda as seguintes categorias de análise: análise linguística, estilística e semântica.


A representação feminina da personagen Tita na obra literária “Como agua para chocolate”

 Antonia Andrea de Oliveira Noronha


Com o objetivo de investigar a representação feminina da personagem Tita, na obra “Como água para chocolate” da autora Mexicana Laura Esquivel realizamos uma pesquisa com base descritiva e qualitativa de análise. Na presente pesquisa descreveremos o perfil da personagem quanto ao tipo de personagem, sua classificação, o papel do narrador e a visão do autor na construção de suas personagens.


A mulher e o amor na perspectiva de Gustavo Adolfo Bécquer e Esteban Echeverría
Jozadaque Pereira da Cunha

A visão da mulher e do amor na literatura sempre esteve em constantes mudanças, pois ela reflete o pensamento e costumes vividos na sociedade. O curioso é que essas mudanças muitas vezes ocorrem dentro de uma mesma tendência literária, provocando discussões em torno do assunto. No nosso caso essa discussão veio a surgir através de algumas leituras das obras de Gustavo Adolfo Bécquer e Esteban Echeverría e percebemos muito mais diferenças do que semelhanças entre eles. Partindo desse problema nos propomos a desenvolver neste trabalho, um estudo contrastivo entre as principais obras destes escritores.
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Tecnologias e ensino de LE: horizonte de transformação
Rosivânia Maria da Silva
O contexto dos novos recursos tecnológicos de informação e comunicação tem dinamizado vários segmentos, inclusive a educação, e isto nos faz refletir quanto ao avanço inevitável do uso dessas tecnologias no contexto intra e extra-escolar. É necessário refletirmos, quanto a esse novo cenário que a educação está vivenciando, revendo as estratégias de conceber e potencializar novos caminhos para o conhecimento e promover uma aprendizagem efetiva dentro do ensino/aprendizado de línguas estrangeiras .Após uma leitura criteriosa nos últimos meses, baseada na pesquisa bibliográfica, buscamos subsídios que pudessem respaldar nossas afirmações quanto a importância deste trabalho para o sistema educacional, pois embora estes recursos tecnológicos não sejam assim  tão recentes ainda percebe-se os  grandes entraves para sua definitiva aplicação na sala de aula.
(Monografia completa, CLIQUE AQUI)




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