III SIMPLE e I Ciclo de Palestras do GPELL


Abaixo seguem as monografias que foram apresentadas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi da UERN e os slides das palestras ministradas durante III Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola (III SIMPLE) e o I Ciclo de Palestras do GPELL.  

MONOGRAFIAS:  


A LEITURA NAS AULAS DE ESPANHOL NO ENSINO MÉDIO  EM APODI
ANTONIA ADRIANA SENA VIANA

O trabalho conterá uma análise sobre a leitura nas aulas de espanhol no ensino médio Apodi, na Escola Estadual Professor Antonio Dantas. Para esta análise nos baseamos em diversos autores como, Sole,2008.  Lopes,1999. Estes autores citam várias estratégias para se trabalhar a leitura. Temos como objetivo geral analisar como a leitura é trabalhada nas aulas de espanhol no ensino médio das escolas públicas de Apodi. Como objetivos específicos, verificar como a competência de leitura é explorada nas aulas de espanhol, e descrever que concepção os professores do ensino médio de Apodi têm sobre o uso da leitura. Para alcançar os nossos objetivos fomos a escola citada coletar dados que são as aulas que assistimos, uma entrevista que realizamos com o professor e uma amostra de atividade fornecida por ele. Todos esses dados são o corpus da nossa pesquisa. Depois fizemos uma análise entre a prática e a teoria do professor, para ver ser realmente a leitura é trabalhada nas aulas de espanhol no ensino médio. Depois destas análises, concluímos que a leitura não é trabalhada nas aulas de espanhol no ensino médio, mesmo o professor tendo todo o conhecimento da importância dela.  
PALAVRAS CHAVES: Leitura. Língua espanhola. Ensino médio.
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ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE AQUISIÇÃO DO PRETÉRITO INDEFINIDO PELOS ESTUDANTES DE LETRAS-ESPANHOL DO NAESA.

ANAILDE MARIA GOMES 

O ensino/aprendizagem de espanhol como língua estrangeira tem sido um desafio para o aprendiz brasileiro devido a grande influência da sua língua materna. A Linguística Aplicada é uma disciplina que tem como objetivo principal tentar solucionar os problemas que surgem entre esses aprendizes, detectando os erros e os contrastes linguísticos existentes entre a língua materna (LM) e a língua estrangeira, (LE). Depois de Corder (1967) os erros são vistos não mais como indicadores do fracasso dos aprendizes, e sim como indicadores dos estágios de aprendizagem que os aprendizes passam, o qual é inevitável neste processo, ou seja, o erro é valorizado como passo positivo, para chegar à língua meta. No entanto, diferentes visões sobre o erro podem ser observadas na Linguística Contrastiva e seus modelos de análise linguística: a Análise Contrastiva, a Análise de Erros e a Teoria da Interlíngua.  Nosso objetivo nesta pesquisa é analisar a aquisição do pretérito indefinido e as interferências que causam a LM no processo de ensino/aprendizagem de estudantes apodienses de espanhol. Para tanto foi realizado uma pesquisa quali-quantitativa descritiva e usamos como instrumento de pesquisa uma atividade onde os aprendizes completaram frases usando o pretérito indefinido. Os resultados mostram que a LM do aprendiz segue influenciando negativamente no estagio avançado de aprendizagem, no entanto, a maioria dos erros encontrados são intralinguais, ou seja, resultados da interferência da própria LE
Palavras-chave: Análise Contrastiva, Erros, Análise de Erros e Interlíngua
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O ENSINO APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM INFORMAL: O USO DE FILMES COMO RECURSO DIDÁTICO
FRANCISCO JANDESBERG DE SOUSA MAIA

 A linguagem humana é composta por um processo dinâmico e diversificado, contudo o ensino de línguas muitas vezes se limita apenas ao estudo aprofundado do aspecto formal. Este trabalho pretende demonstrar a importância de se incluir a linguagem informal no processo de ensino-aprendizagem de E/LE por meio do filme Kika de Pedro Almodóvar. Isso pode ajudar no desenvolvimento da competência comunicativa dos estudantes brasileiros. Essa investigação surgiu após constatarmos que os alunos utilizam mais a linguagem informal nas suas relações interpessoais do que a modalidade formal. Nesse sentido, objetivamos verificar de que forma os filmes podem auxiliar o processo de aprendizagem linguagem coloquial de E/LE e averiguar se estes também podem ser utilizados como um recurso didático. Ainda objetivamos demonstrar a aplicabilidade didática desse material em sala de aula e avaliar se há ou não o aprimoramento da competência comunicativa de estudantes brasileiros, depois de realizarmos uma série de atividades com o filme trabalhado em sala. Nossa pesquisa se baseia em um estudo qualitativo, de caráter descritivo. Os resultados aqui logrados se referem ao nosso grupo informante, os alunos do 4º período do curso de Letras, Língua Espanhola da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus de Apodi. Os resultados obtidos demonstram que os filmes podem ser muito uteis para o ensino de espanhol e contribui satisfatoriamente no desempenho da competência comunicativa dos discentes nessa língua. Tivermos como base teórica para a elaboração desse trabalho Hymes (1972), Corpas Viñals (2004) entre outros.
PALAVRAS-CHAVES: Processo. Linguagem informal. Filmes. Competência Comunicativa.
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A LEITURA COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS-ESPANHOL DA UERN
WENDELL CRISTIANO DA COSTA MORAIS


Este trabalho aborda em linguagem simples e objetiva, a leitura como ferramenta para aprendizagem da língua espanhola, sendo desenvolvida a partir de uma pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico, no qual realizamos a leitura de vários livros para a fundamentação teórica do nosso trabalho. Assim, utilizamos como suporte teórico a pesquisa autores como Brasil (2002), Freire (1997), Sedycias (2005), Vargas (2000), Colomer (2002), entre outros. Nesse sentido, o nosso objetivo é estudar as contribuições da leitura como ferramenta fundamental para aprender o idioma Espanhol e ainda sistematizar concepções teóricas sobre a leitura e o seu papel na aprendizagem da língua espanhola, e apresentar concepções de autores sobre a importância da leitura para a vida acadêmica do estudante da língua espanhola do curso de Letras-Espanhol da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Dessa forma, consideramos a leitura como sendo um ato de sabedoria, intrínseco ao conhecimento, aprendizado linguístico e poder, além de ser uma imprescindível ferramenta para o ensino-aprendizagem de uma língua. Nessa perspectiva, concluímos que este trabalho é ideal para os amantes da leitura e estudantes da língua espanhola, visto que, reafirmamos o ato de ler como sendo uma atividade de sábios e o caminho para conhecer novas culturas.


Palavras-chave: Leitura. Aprendizagem. Língua Espanhola.
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A LITERATURA NO CINEMA: ANÁLISE DO PERSONAGEM DOM QUIXOTE DE LA MANCHA NO LIVRO E NO FILME
ANÊZIA CLAUDENIA DE LIMA ALVES MAIA

Dom Quixote uma história de uma complexidade surpreendente, um ser fictício que nos despertou a curiosidade de saber um pouco mais sobre esse misterioso personagem, com o objetivo de fazer uma análise deste personagem para responder as questões que se apresentou no decorrer desta pesquisa, que é exclusivamente descritiva, elaboramos nosso trabalho com elementos bibliográficos. Com isso nos veio às seguintes questões: qual a mensagem que Cervantes propôs quando criou esse personagem? O que tinha de real nas suas façanhas? O que o fez ser o cavaleiro da triste figura?  Motivados por destas perguntas que vem do estigma do personagem ser visto por muitos como um ser visivelmente atormentado, desenvolvemos nosso trabalho analisando o estado psicológico do personagem. O segundo objetivo é descrever as principais concepções da tradução intersemiótica. Conseqüentemente despertamos o interesse é conhecer as bases desta tradução para comparar se ela repassou as informações contidas no livro Dom Quixote para a sua transmutação. Estudamos os autores como Júli Plaza (2003) para os estudos da intersemiótica e os autores Braith (2002) e Candido (1999) e o filme El Quijote de Emiliano Pietra e Manuel Gutierrez Aragon( 1992). Concluímos que esta pesquisa irá contribuir para que outros trabalhos venham se aperfeiçoar nas pesquisas sobre personagem e a intersemiótica.
PALAVRAS-CHAVES: Personagem. Intersemiótica, Análise, Pesquisa
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SLIDES:


Dia 06/20/2014

Palestra 1: Ensino de Língua via gêneros discursivos
Palestrante: Lucas Vinicio de Carvalho Maciel
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Palestra 2: Análise multimodal crítica no ensino-aprendizagem de línguas.
Palestrante: José Roberto Alves Barbosa.
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SLIDES:

Dia 07/20/2014

Palestra 1: A inserção do texto literário em aulas e E/LE
Palestrante: Profª  Marta Jussara Frutuoso da Silva
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Palestra 2: Literatura e ensino de espanhol: contribuições para a formação de leitores no ensino médio
Palestrante: Profª  Jozadaque Pereira da Cunha. 
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Um comentário:

  1. O evento foi maravilhoso, contribuiu bastante para a nossa aprendizagem, os temas apresentados parece que foram pensados e enviados a nós. Que venham outros, o núcleo de Apodi está de parabéns, e nós estudantes, privilegiados!
    Parabéns Regiane Cabral!

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