Abaixo segue as monografias que foram apresentadas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi da UERN durante o II SIMPLE realizado nos dias 12,13 e 15 de agosto de 2013.
Antonia Andrea de Oliveira Noronha
A avaliação da produção oral dos alunos de espanhol
como língua estrangeira no NEEL
Silas Soares da Silva
O presente trabalho pretende analisar como se dá o
processo de avaliação da produção oral nas aulas de língua espanhola do NEEL e
descrever os instrumentos e critérios usados pelos professores de espanhol no
momento do processo avaliativo.
(Monografia completa, CLIQUE AQUI)
Transmutação da obra de amor y de sombra para o
cinema: análise da personagem Irene Beltrán
Maria de Lourdes Moura Silva
Neste trabalho abordamos o processo de transmutação intersemiótica da
obra De Amor y de Sombra da autora chilena Isabel Allende para o cinema
através da produção fílmica de Of Love and Shadows dirigida por Betty
Kaplan em 1994. A ótica girou em torno da identificação das estratégias
intersemióticas utilizadas pela diretora Betty Kaplan na construção da
personagem protagonista Irene Beltrán, ou seja, observamos como a personagem do
mundo das palavras se converteu em imagens e foi reescrita na linguagem
cinematográfica.
A transferência pragmática e competência pragmática
em aulas de ELE do curso de graduação em espanhol da Universidade do Estado do
Rio Grande do Norte – UERN
Emanuela Azevedo Costa
Esta pesquisa tem como objetivo principal, medir o nível de conhecimento
pragmático dos alunos da graduação do 8° período do ano de 2013, que cursaram
sua habilitação em língua espanhola na Universidade do Estado do Rio Grande do
Norte (UERN). Esta monografia apresenta as definições de pragmática, Análise
contrastiva, entre outras teorias que abarcam nossa pesquisa.
Reflexões acerca do
fenômeno fraseológico: contribuições teóricas para o ensino da fraseologia espanhola
Maria Evânia Pinheiro de Albuquerque
Nossa pesquisa surgiu das inquietações que
nos despertaram as reuniões do PIBIC/UERN 2011-2012, onde começamos a estudar
os fraseologismos. Assim, pois, ao longo deste trabalho, buscamos soluções para
os seguintes questionamentos: a) Quais os principais desafios teóricos e
práticos dos estudos fraseológicos para o ensino de espanhol como língua
estrangeira? e b) Quais os principais estudos teóricos e práticos atualmente
realizados na Espanha acerca do fenômeno fraseológico? Para buscar
solucioná-las, realizamos uma pesquisa bibliográfica a partir dos textos de
Julio Casares (1969), Ruiz Gurillo (1997) e Corpas Pastor (1996).
Um panorama descritivo da situação atual de ensino de língua espanhola
na cidade de Mossoró
Leidiane Maria de Moura
Nesta pesquisa, inquietos com a realidade do ensino do Espanhol,
determinado por Lei Federal, há quase oito anos, decidimos investigar dentro do
município de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte, junto às escolas de
ensino médio regular, a situação desse idioma estrangeiro nessas instituições
de ensino.
As variações linguísticas do
castelhano e sua apresentação no material didático síntesis: curso de lengua
española
Adeny Vieira de Lira
Em cada comunidade de fala ocorre o uso de formas
linguísticas variadas. Todas as línguas sofrem transformações, isto é, não
existe nenhuma sociedade na qual todos falem da mesma forma. Dependendo da
situação, uma mesma pessoa pode usar diferentes variedades de uma mesma língua.
Assim, o objetivo geral desta pesquisa é fazer
uma análise das diferentes variações existentes nos três livros didáticos da
coleção Síntesis. Como metodologia, fizemos um
estudo bibliográfico baseado principalmente em Muñoz (2005), Puértola (2001), Gispert
(1998), Mollica (2004), Bagno (2004), Alkmim (2001), entre outros; neles encontramos algumas referências em relação ao
tema de estudo, desde publicações avulsas, livros, pesquisas, monografias,
teses etc.
O Ensino da
Língua Espanhola na Terceira Idade: Motivação e Aprendizado no IFRN Campus
Mossoró.
Maria Lorena do Nascimento Soares
O presente estudo tem como objetivo investigar se ocorrem mudanças
comportamentais e emocionais na vida do idoso participante do Projeto de Extensão “O ensino da língua
espanhola na terceira idade: ensino, qualidade de vida e inserção social”
desenvolvido através do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Línguas - NUPEL
do IFRN-Campus Mossoró e quais seriam essas mudanças.
O feminino em Neruda: uma
análise da sensualidade na poesia nerudiana
Rozilene Ferreira da Costa
Nossa pesquisa tem como objetivos verificar como se
constrói a imagem sensual feminina na obra nerudiana, bem como identificar os
recursos estilísticos que o poeta usava para fomentar a sensualidade na mulher
em suas poesias. O ponto crucial é comparar a sensualidade construída nas
poesias pertencentes à sua primeira fase (neorromântica) e à última (intimista)
e assim, apresentar a importância do sensual feminino para a sua obra poética.
O voo do condor
dourado: o surrealismo em Trilce, de César Vallejo
Wagner Basílio
Silveira Dantas de Morais
Este presente
trabalho é uma análise da presença ou não do Surrealismo na obra Trilce,
de César Vallejo. Para compor o corpus de nossas análises, selecionamos
seis poemas deste livro, já que este possui setenta e sete no total, e não
haveria tempo viável para analisá-lo por inteiro. Baseado nisso, fizemos
uma análise seguindo os critérios que mais se adequavam ao tipo de pesquisa que
estávamos realizando, estabelecemos ainda as seguintes categorias de análise:
análise linguística, estilística e semântica.
A representação feminina da personagen Tita na obra literária
“Como agua para chocolate”
Antonia Andrea de Oliveira Noronha
Com
o objetivo de investigar a representação feminina da personagem Tita, na obra
“Como água para chocolate” da autora Mexicana Laura Esquivel realizamos uma
pesquisa com base descritiva e qualitativa de análise. Na presente pesquisa
descreveremos o perfil da personagem quanto ao tipo de personagem, sua
classificação, o papel do narrador e a visão do autor na construção de suas
personagens.
A mulher e o amor
na perspectiva de Gustavo Adolfo Bécquer e Esteban Echeverría
Jozadaque Pereira da
Cunha
A
visão da mulher e do amor na literatura sempre esteve em constantes mudanças,
pois ela reflete o
pensamento e costumes vividos na sociedade. O curioso é que essas mudanças
muitas vezes ocorrem dentro de uma mesma tendência literária, provocando
discussões em torno do assunto. No nosso caso essa discussão veio a surgir
através de algumas leituras das obras de Gustavo Adolfo Bécquer e Esteban
Echeverría e percebemos muito mais diferenças do que semelhanças entre eles.
Partindo desse problema nos propomos a desenvolver neste trabalho, um estudo
contrastivo entre as principais obras destes escritores.
(Monografia completa, CLIQUE AQUI)
Tecnologias e ensino de LE: horizonte de transformação
Rosivânia Maria da Silva
O contexto dos
novos recursos tecnológicos de informação e comunicação tem dinamizado vários
segmentos, inclusive a educação, e isto nos faz refletir quanto ao avanço
inevitável do uso dessas tecnologias no contexto intra e extra-escolar. É
necessário refletirmos, quanto a esse novo cenário que a educação está vivenciando,
revendo as estratégias de conceber e potencializar novos caminhos para o
conhecimento e promover uma aprendizagem efetiva dentro do ensino/aprendizado
de línguas estrangeiras .Após uma leitura criteriosa nos últimos meses, baseada
na pesquisa bibliográfica, buscamos subsídios que pudessem respaldar nossas
afirmações quanto a importância deste trabalho para o sistema educacional, pois
embora estes recursos tecnológicos não sejam assim tão recentes ainda percebe-se os grandes entraves para sua definitiva
aplicação na sala de aula.
(Monografia completa, CLIQUE AQUI)
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