Abaixo segue as monografias (2012.1)
que foram apresentadas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi da UERN
durante o I SIMPLErealizado nos dias 25, 26 e 27 de março de
2013.
TEXTO
LITERARIO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UM
OLHAR SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS
Edineide Bezerra Gomes de Oliveira
Temos
como objetivo principal, verificar o tratamento que o manual de língua
espanhola Enlaces, dispensa ao texto literário em suas atividades
de leitura.
ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA ESPANHOLA NO NÚCLEO DE APODI: ANÁLISE
E REFLEXÕES CONFORME O MARCO COMÚN EUROPEO DE REFERENCIA PARA LAS
LENGUAS: APRENDIZAJE, ENSEÑANZA Y EVALUACIÓN (MCER).
Everson Torres Henrique Correia
No
presente trabalho pretendemos observar as principais deficiências gramaticais
que possuem os alunos 4° período do curso de Letras com Habilitação em Língua
Espanhola da UERN no Núcleo de Apodi.
ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM
HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO
ESTADO DO RN
Francisca
Aizaline Targino da Costa
Essa
pesquisa tem como principais objetivos analisar e comparar os currículos dos
cursos de Letras habilitação em espanhol de duas instituições de ensino
superior do RN, a UERN e o IFRN.
O
ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRASEOLOGISMOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DO LÉXICO
FRASEOLÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Luana Cristina de Morais Monteiro.
Este
estudo teve como objetivo verificar se há algum tipo de abordagem das unidades
fraseológicas nos três volumes da coleção Nuevo Ven, e se estes manuais
exploram, de alguma forma, a consciência fraseológica dos usuários destes
livros.
OS
RECURSOS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA: O FILME “VOLVER” COMO PROPOSTAS DE
ATIVIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO E/LE.
Tálison Sadrak de Oliveira
O
presente trabalho tem por finalidade expor os resultados de uma investigação
acerca da eficácia das atividades feitas a partir dos recursos audiovisuais
como ferramenta didática.
O
USO DE JORNAIS DIGITAIS DO MUNDO HISPÂNICO: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ESCRITA EM
E/LE.
Maria
da Saúde Pinto da Costa
Em
nossa pesquisa, enfatizamos a destreza escrita já que o nosso foco é o
desenvolvimento da habilidade escrita em espanhol, por isso propomos atividades
a partir de notícias hispânicas para o desenvolvimento da habilidade escrita em
E/LE.
ARGENTINA
Y BRASIL: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A LITERATURA GAUCHESCA E A
CORDELÍSTICA BRASILEIRA
Luzia
Sousa Costa
Esta
pesquisa teve como foco comparar a Literatura Gauchesca Argentina com a
Literatura de Cordel Brasileira. Para tanto, tivemos como objetivo descrever as
literaturas e posteriormente, realizar a análise, cujo corpus foi
à obra Martín Fierro, de José Hernández, autor Argentino e a obra
do brasileiro Gonçalo Ferreira da Silva: Lampião, o Capitão do Cangaço.
A
PRESENÇA FEMININA NA POESIA E NA PROSA DE SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ
Jackeline Torres Maia
Este
trabalho tem sua principal reflexão: apontar a presença feminina em duas obras
da monja mexicana Sor Juana Inés de La Cruz, que foi menosprezada por sua
valentia diante dos problemas da sua época, mas foi reconhecida merecidamente
no século passado, e hoje é considerada uma das mentes mais brilhantes que o
continente tem produzido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário