I SIMPLE


Abaixo segue as monografias (2012.1) que foram apresentadas no Núcleo Avançado de Educação Superior de Apodi da UERN durante o I SIMPLErealizado nos dias 25, 26 e 27 de março de 2013. 


TEXTO LITERARIO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA LEITORA: UM OLHAR SOBRE OS MANUAIS DIDÁTICOS
Edineide Bezerra Gomes de Oliveira


Temos como objetivo principal, verificar o tratamento que o manual de língua espanhola Enlaces, dispensa ao texto literário em suas atividades de leitura.



ENSINO E APRENDIZAGEM DA GRAMÁTICA ESPANHOLA NO NÚCLEO DE APODI: ANÁLISE E REFLEXÕES CONFORME O MARCO COMÚN EUROPEO DE REFERENCIA PARA LAS LENGUAS: APRENDIZAJE, ENSEÑANZA Y EVALUACIÓN (MCER).
Everson Torres Henrique Correia

No presente trabalho pretendemos observar as principais deficiências gramaticais que possuem os alunos 4° período do curso de Letras com Habilitação em Língua Espanhola da UERN no Núcleo de Apodi. 



ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESPANHOLA EM DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DO ESTADO DO RN
Francisca Aizaline Targino da Costa

Essa pesquisa tem como principais objetivos analisar e comparar os currículos dos cursos de Letras habilitação em espanhol de duas instituições de ensino superior do RN, a UERN e o IFRN.



O ENSINO-APRENDIZAGEM DE FRASEOLOGISMOS: CONTRIBUIÇÕES PARA A INCLUSÃO DO LÉXICO FRASEOLÓGICO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA
Luana Cristina de Morais Monteiro.

Este estudo teve como objetivo verificar se há algum tipo de abordagem das unidades fraseológicas nos três volumes da coleção Nuevo Ven, e se estes manuais exploram, de alguma forma, a consciência fraseológica dos usuários destes livros.


OS RECURSOS AUDIOVISUAIS EM SALA DE AULA: O FILME “VOLVER” COMO PROPOSTAS DE ATIVIDADES PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DO E/LE.
Tálison Sadrak de Oliveira

O presente trabalho tem por finalidade expor os resultados de uma investigação acerca da eficácia das atividades feitas a partir dos recursos audiovisuais como ferramenta didática.



O USO DE JORNAIS DIGITAIS DO MUNDO HISPÂNICO: PROPOSTA DE ATIVIDADE DE ESCRITA EM E/LE.
Maria da Saúde Pinto da Costa

Em nossa pesquisa, enfatizamos a destreza escrita já que o nosso foco é o desenvolvimento da habilidade escrita em espanhol, por isso propomos atividades a partir de notícias hispânicas para o desenvolvimento da habilidade escrita em E/LE. 



ARGENTINA Y BRASIL: ENCONTROS E DESENCONTROS ENTRE A LITERATURA GAUCHESCA E A CORDELÍSTICA BRASILEIRA
Luzia Sousa Costa

Esta pesquisa teve como foco comparar a Literatura Gauchesca Argentina com a Literatura de Cordel Brasileira. Para tanto, tivemos como objetivo descrever as literaturas e posteriormente, realizar a análise, cujo corpus foi à obra Martín Fierro, de José Hernández, autor Argentino e a obra do brasileiro Gonçalo Ferreira da Silva: Lampião, o Capitão do Cangaço.


A PRESENÇA FEMININA NA POESIA E NA PROSA DE SOR JUANA INÉS DE LA CRUZ
Jackeline Torres Maia

Este trabalho tem sua principal reflexão: apontar a presença feminina em duas obras da monja mexicana Sor Juana Inés de La Cruz, que foi menosprezada por sua valentia diante dos problemas da sua época, mas foi reconhecida merecidamente no século passado, e hoje é considerada uma das mentes mais brilhantes que o continente tem produzido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário